Com o aumento na circulação de carros nas cidades, o trânsito se torna cada vez mais caótico, com piores tráfegos a cada momento. A implementação do sistema de monotrilho é uma das soluções para essas cidades ou metrópoles que perdem dinheiro com a ineficiência do trânsito. Além do preço ser mais competitivo com valores do metrô comum!

A razão do valor do investimento ser menor, comparado ao do metrô, é devido ter uma estrutura mais simples, visto que as linhas são apenas aéreas e não subterrâneas, por isso, quando demoram mais que o previsto, pode significar problemas de planejamento ou na execução das obras!

Outro fator favorável na implantação de monotrilho em grandes cidades é que além de ter o custo mais baixo, também podem ser construídos com mais rapidez que as linhas de metrô. Contudo, alguns problemas sempre irão apareces ao longo do serviço!

Esses imprevistos, que podem ser encontrados até o término da obra, são erros de planejamento, mudanças no projetos – adaptações, imprevistos, licenças ambientais, recursos contra o resultado de licitações, entre outros que acabam prorrogando o cronograma das obras, problemas corriqueiros quando se trata de administração pública.

Principais vantagens do monotrilho

  • Uma grande vantagem é a necessidade de espaço menor, tanto na horizontal como na vertical;
  • No monotrilho, a largura dos trilhos são determinadas pelo tamanho do veículo e não pelo tamanho da linha;
  • Os monotrilhos são sustentados em pilares, ficando suspensos no ar e ocupando menos espaços no chão;
  • Eles são mais silenciosos por rodarem sobre pneus de borracha, diminuindo o a trito entre as rodas de ferro com os trilhos;
  • Possuem uma mobilidade mas flexível, podendo subir, virar e descer com mais rapidez que trens tradicionais;
  • São considerados mais seguros por não descarrilharem, não se chocam com outros veículos em trânsito e não atropelam pedestres;
  • São mais baratos e mais fáceis de construir, comparados aos sistemas de metrôs;
  • Entre outros benefícios.

Desvantagens do monotrilho

 A grande desvantagem, se podemos chamar assim, é no caso de pane, pois não existem plataformas de desembarques,  assim os passageiros precisam ficar esperando, calmamente o resgate chegar. Mesmo assim, é uma ótima solução na hora do rush!

Entenda como funciona o Monotrilho

O Monorail, como também é conhecido, é tipo uma ferrovia onde o trem corre somente sobre um único trilho, enquanto que o trem e o metrô tradicionais, correm sobre 12 trilhos paralelos.

Um exemplo de que o monotrilho é a solução para o trânsito caótico está na Alemanha, onde tem um dos monotrilhos mais antigos do mundo, em Wuppertal, o surpreendente é que a construção é datada de 1901, e ainda está em funcionamento!

Existem basicamente dois tipos, ou sistemas para os monotrilhos, os suspensos, onde os carros estão localizados debaixo do trilho e os que estão por cima dos trilhos. Já o modelo mais comum é aquele que o veículo encaixa-se no trilho. E ainda existe outro modelo no qual as rodas são colocadas dentro do trilho.

É importante dizer que os monotrilhos utilizam energia elétrica para se moverem. Eles não possuem rodas de ferro como o trem ou metrô, ai invés disso, tem pneus que rolam por cima e pelos lados do trilho, de forma a fazer movimentar e estabilizar o vagão.

A definição monotrilho é porque se move sobre uma viga que não possui trilho. O fato curioso é que o monotrilho está conectado a dois trilhos laterais, onde existe a alimentação elétrica.

E mesmo rodando sobre pneus, eles não deixam de serem vistos como trens. No entanto que, em Paris, o metrô tem algumas linhas onde os trens funcionam com pneus. Isso facilita passar pelas vias que tem aclives, declives e até curvas mais fortes!

Em outros países, como a China, algumas cidades optaram pelo monotrilho em vez do sistema tradicional, em razão da capacidade da linha, incluindo tamanho dos trens, velocidade e intervalo entre eles serem superiores.

Nota Imagens meramente ilustrativas. Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da Hulk Equipamentos Automotivos Ltda ou do criador original do material, estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público. Se alguém tiver qualquer objecção à exibição de qualquer imagem ou notícias, deve trazer ao nosso conhecimento através do e-mail (contato). O mesmo será removido imediatamente, após verificação do crédito. Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser de propriedade de outras empresas. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas nos nossos sites que tem por objetivo a divulgação de informação, diversão e educação dos interessados. Medidas tomadas pelos usuários são de sua inteira responsabilidade. Reiteramos que orientamos sempre a consultar e seguir as instruções presentes no manual do proprietário do seu veículo.