" /--> Saiba o que é Turismo Industrial no setor Automotivo | Todos os Elevadores do Mundo

Desde 1950 países como a França, Japão e EUA, deram início a um programa de lazer muito interessante o qual atrai centenas de visitantes todos os meses, chamado de Turismo Industrial!

O Turismo Industrial é uma forma das empresas divulgarem mais seus produtos, recebendo grupos de pessoas interessadas, estudantes principalmente, que desejam ver de perto como é feita a produção, tipo de tecnologia empregada, qualidade, eficiência dos funcionários, entre outros!

Já a ideia do Turismo Industrial Automotivo é permitir aos visitantes que sintam um pouco da complexidade que uma empresa automobilística precisa ter para crescer e chegar ao auge, da necessidade de se ter uma visão geral dos negócios, e como cada setor é devidamente importante e estão entrelaçados, todos no mesmo caminho com o objetivo em alcançar o verdadeiro o sucesso!

Essas visitas geralmente são feitas com horários e dias pré agendados, e sempre acompanhados de monitores que tem a função em dedicar-se a cada um dos visitantes, que ouvem atentamente a cada detalhe de como nasceu a empresa, como foi se consolidando com o passar do tempo, e tudo isso, sem afetar a produção diária, nem interferir com a rotina de cada funcionário.

Algumas dessas empresas inclusive, tem até mesmo um museu aberto a visitação do publico no dia agendado para o Turismo Industrial acontecer, é onde podem ser apreciados fotos dos fundadores, os primeiros equipamentos utilizados na produção, e esse tipo de atividade pode ser feito em qualquer setor como por exemplo, no setor automotivo, no alimentício, aliás, encaixa-se em todos os segmentos!

O interessante é que a última parte a ser visitada, é justamente onde o turista pode adquirir um souvenir da empresa, como chaveiros, bonés, camisetas, miniaturas, calendários, etc, tudo para fazer a pessoa lembrar com carinho da empresa que abriu suas portas e dividiu um pouco da história de como atingiu um patamar tão alto no reconhecimento da marca!

Essa é uma maneira de agregar mais lucro ao faturamento da empresa, inclusive podem ter praças de alimentação, quiosques, tudo para a alegria do turista, que certamente voltará mais vezes!

No Brasil, a Prefeitura de São Bernardo do Campo (São Paulo) tem um dos maiores polos automotivos, por isso, o Turismo Industrial já faz parte dessa realidade, e uma das empresas que aderiu é a Scania, a qual oferece uma programação onde os visitantes veem de perto como cada parte funciona na produção das fábricas de motores, transmissão, cabines, chassis, e ainda podem assistir a uma palestra sobre o programa Jovens Talentos da Scania, conhecendo as oportunidades de trabalhar!

O que chama mais a atenção no caso do Turismo Industrial Automotivo que acontece na fábrica da Scania, é que no final do passeio, quem tiver “coragem”, já que isso, não é para qualquer pessoa, pode dirigir um caminhão, é a oportunidade que muita gente espera na vida com certeza, de fazer um verdadeiro TEST DRIVE!

De qualquer maneira o Turismo Industrial no setor Automotivo é uma ideia que precisa ser experimentada pelas dezenas de outras montadoras também, afinal, além de ser instrutivo e muito interessante, é mais uma opção de lazer!

Nota Imagens meramente ilustrativas. Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da Hulk Equipamentos Automotivos Ltda ou do criador original do material, estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público. Se alguém tiver qualquer objecção à exibição de qualquer imagem ou notícias, deve trazer ao nosso conhecimento através do e-mail (contato). O mesmo será removido imediatamente, após verificação do crédito. Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser de propriedade de outras empresas. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas nos nossos sites que tem por objetivo a divulgação de informação, diversão e educação dos interessados. Medidas tomadas pelos usuários são de sua inteira responsabilidade. Reiteramos que orientamos sempre a consultar e seguir as instruções presentes no manual do proprietário do seu veículo.