O elevador é um dos equipamentos mais utilizados diariamente em milhares de estabelecimentos comerciais e residenciais, trazendo conforto, praticidade e segurança para cada usuário, no entanto, a maioria das pessoas apenas utilizam sem entender como funcionam, por isso, é importante que conheça os componentes de segurança de um elevador!

Cabine
  • Cabina do elevador é a parte onde são transportados as pessoas, móveis, objetos, e tudo o que for necessário se locomover entre os andares.

cabine-elevador

Máquina de tração
  • Máquina de tração é a parte projetada para tracionar a cabina. (Ex.: na figura, um elevador de pratos com máquina de tração superior.)

maquina-de-tracao

Guias
  • Guias são os equipamentos necessários para completar o movimento de subida e descida.

guias

Porta de pavimento
  • Porta de pavimento é projetada para abrir para os passageiros, somente quando o elevador chegar ao andar solicitado.

porta-de-pavimento porta-de-pavimento2

painel de comando
  • É o painel dentro do elevador, onde ficam os botões que devem ser acionados para o andar desejado.

painel-de-comando painel-de-comando2

limitador de velocidade
  • O limitador de velocidade é o dispositivo de segurança responsável em controlar a velocidade, ou, interromper o funcionamento do elevador caso seja necessário.

limitador-de-velocidade limitador-de-velocidade2

Freio de segurança
  • O freio de segurança é responsável em parar o elevador no caso do limitador de velocidade ser acionado.

freio-de-seguranca2 freio-de-seguranca1

Para-choques
  • O para choques de um elevador tem a função de proteger o limite de percurso do elevador.
  • Para os componentes acima, é imprescindível que sempre estejam em perfeito estado e funcionamento, e no caso de notar algum desvio, falha, ou barulho, a empresa responsável pela manutenção deve ser acionada de imediato.
  • Além disso, é importante que também conheça os componentes de segurança de um elevador, afinal, são os responsáveis em assegurar a integridade física de cada passageiro transportado.

parachoque_de_mola2 parachoque_de_mola

Veja quais são os componentes de segurança de um elevador

Barreira Eletrônica e Mecânica
  • A barreira eletrônica é um sistema que emite feixes de luz infravermelha, os quais são invisíveis aos olhos, responsáveis em impedir que a porta se feche enquanto os usuários estão ainda entrando ou saindo, o mesmo vale para o transporte de móveis e objetos grandes.
  • A barreira mecânica é encontrada em elevadores mais antigos, e serve para interromper o fechamento da porta durante a entrada ou saída de pessoas também, a diferença para a eletrônica, é que basta acionar o botão para que a porta se abra novamente.

barreira-eletronica

Fechador, trinco e protetor de ilhós
  • O fechador é o componente responsável em fechar a porta de modo suave, e caso note que o elevador esteja batendo ao fechar, é hora de chamar o responsável pela manutenção.
  • Já o trinco, é a peça fundamental para garantir que a porta do elevador permaneça devidamente trancada durante as subidas e descidas.
  • O protetor de ilhós, impede que a porta do elevador seja aberta por qualquer pessoa, no caso de não estar ainda, no andar.

Segurança dos passageiros

A manutenção dos elevadores, sejam comerciais ou residenciais como em condomínios por exemplo, devem estar sempre em dia para que seja um meio de locomoção seguro para cada usuário.

No caso de elevadores antigos, provavelmente os equipamentos de segurança de porta, já devem estar desgastados, ou, desatualizados, e talvez o melhor a fazer, é um orçamento para modernizar todo o equipamento!

 

 

Nota
Imagens meramente ilustrativas.
Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da Hulk Equipamentos Automotivos Ltda ou do criador original do material, estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público. Se alguém tiver qualquer objecção à exibição de qualquer imagem ou notícias, deve trazer ao nosso conhecimento através do e-mail (contato). O mesmo será removido imediatamente, após verificação do crédito. Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser de propriedade de outras empresas.
Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas nos nossos sites que tem por objetivo a divulgação de informação, diversão e educação dos interessados. Medidas tomadas pelos usuários são de sua inteira responsabilidade. Reiteramos que orientamos sempre a consultar e seguir as instruções presentes no manual do proprietário do seu veículo.