Fundada em l951, o Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Rio de Janeiro (Sindirepa) e que representa também o segmento de empresas convertedores de gás natural veicular, chega no ano de 2008, reunindo em seu currículo diversas realizações. Na maioria, projetos que nasceram sob a batuta da parceria,  e que resultaram em compromissos sérios canalizados diretamente aos nossos associados.

A partir desse momento, com o sindicato voltando a ter em sua liderança a quem de direito é do setor, com  a sua administração toda reformulada ou seja, moldada em função das necessidades de seus associados, formada inteiramente por empresários do setor de reparação é que informamos aos nossos associados que prestaremos o nosso melhor serviço, tendo sempre a eficiência e a transparência dos nossos atos como objetivo.

Já criamos e estamos em ação com uma  pauta de ações focadas para os interesses dos nossos associados. Nesse ínterim, enumeramos aqui os excelentes resultados que obtivemos com as novas seguradoras mesmo sem estarmos efetivamente a frente da entidade, uma conquista da chapa do Novo Sindirepa: os contratos se  mostraram aceitáveis pelas partes envolvidas, pagamento de atividades acessórias, formação de comitês para discutir custos e outras que estaremos divulgando em boletim informartivo.

Já demos início nas negociações coletivas, com a meta de fecharmos com todo o Estado do Rio de Janeiro, nessa oportunidade, os envolvidos puderam definir ainda os convênios com as empresas de assistência médica e de seguro.

No segmento funilaria e pintura, o Sindirepa esta marcando presence constant nas reuniões do setor em diversas cidades do Brasil, assinando convênios de extrema importância que dará o retorno satisfatório para o nosso negócio.

Importante  observar  que o Sindirepa trabalha também em parceria com o Senai. Para isto, através dessa parceria manteremos uma grade de cursos de capacitação profissional que atende os interesses do mercado de reparação, funilaria e pintura e, principalmente, de mecânicos que procuram se especializar no setor de conversão de gás natural veicular (GNV).

SINDIREPA
Na história da indústria de reparação automotiva no Brasil, o Sindirepa teve dois momentos: o antes e o depois. Quando criada, em 1 de novembro de l951, a entidade ganhou uma representação municipal: Sindicato da Indústria de Reparação  de Veículos e Acessórios do Município do Rio de Janeiro.  Trinta e quatro anos depois, o sindicato passou a marcar sua expansão e a atuar em todo o estado. A partir daí, a razão social mudou para Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Rio de Janeiro.

Ao obter o status de representação estadual, a entidade passou a ser conduzida pelas mãos do, então presidente da casa, senhor Nicolau Carapetcov. O sindicato se estabeleceu na Rua Churchil – RJ. Foi nesta fase que a entidade passou a desenvolver seu trabalho na área sindical, passando a representar  toda a categoria automotiva do Estado do Rio.

A partir daí, a parceria do Sindirepa com o Senai RJ deu um novo rumo à história da instituição, como também a do  Estado do Rio: foram criados os primeiros cursos de mecânica na região. Com isso, as oficinas que buscavam formação e especialização para os seus profissionais deixaram de recorrer aos cursos em São Paulo e passaram a priorizar os estabelecimentos do Rio. Vale leembrar que, na década de 80, havia ainda uma crise muito grande de mecânicos no mercado.

UMA GESTÃO MAIS INTERATIVA

A partir de agosto de 2013, com a  posse do novo presidente, foi disseminada uma nova filosofia de trabalho. Partiu desta gestão a necessidade de zerar dívidas e desenvolver ações mais dinâmicas, que estabeleçam um compromisso maior com o futuro  da categoria. Não poderíamos pensar somente no presente ou acreditar que tratamos de um setor falido, influenciados pelo desânimo da gestão anterior.

Com esse novo pensamento, e com o trabalho eficiente da nova administração, o sindicato tem como meta se restabelecer em um prazo máximo de seis meses, com sua sede e funcionários.

Atualmente, o Sindirepa RJ é um órgão que congrega todas as empresas, microempresas e autônomos atuantes no setor de reparação e acessórios automotivos do Estado do Rio. Filiada também ao Sindirepa Nacional, a entidade conta com mais de nove mil oficinas cadastradas em todo o estado.

Inicialmente, o sindicato, quando agia, o fazia apenas como entidade de proteção legal da categoria. Mas, com o avanço tecnológico e um mercado com clientes cada vez mais exigentes, novos projetos ampliaram os serviços oferecidos aos associados.

O sindicato terá, a partir de agora, um centro de estudos, debate e preparação para o setor de reparação. Esta infra-estrutura tem como finalidade  atender aos que buscam especialização e qualificação. A entidade passará também a dar atenção aos serviços prestados pelos seus filiados. A medida integra novos projetos desta gestão, que visam não só o resultado final da empresa, mas um  compromisso com orçamentos dentro dos custos esperados.

Acreditamos que a única maneira de ganhar posição no mercado, e não ser ultrapassado pela concorrência, é através de constante atualização. É importante que as empresas de reparação, com seus  donos e funcionários, estejam sempre aptas a prestar serviços de credibilidade e, acima de tudo, qualidade e segurança.

A exemplo disso, o sindicato continua a promover em sua sede, e nas diversas unidades do Senai distribuídas pelo estado, cursos práticos e teóricos, ministrados por técnicos que atuam ou já atuaram em fábricas e montadoras e empresas geradoras de sistemas pós-vendas. Deste modo, profissionais de todos os estados podem acompanhar  as evoluções tecnológicas no setor automotivo, ajustando seus equipamentos, serviços e atendimento à nova realidade de mercado de reparação.

O Sindirepa RJ  busca cumprir fielmente os objetivos de  seus projetos, mas não para por aí. A entidade quer firmar novas parcerias, a fim de proporcionar aos associados atualização tecnológica, redução de custos na manutenção de suas oficinas e nos planos de saúde, além de tranquilidade  familiar, entre outros benefícios.

Participe! Atue junto com o Sindirepa RJ, contribuindo para a construção de um sindicato como realmente você gostaria que fosse.

Para mais informações acesse http://sindirepa.org.br/.

Nota
Imagens meramente ilustrativas.
Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da Hulk Equipamentos Automotivos Ltda ou do criador original do material, Estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público. Se alguém tem qualquer objecção à exibição de qualquer imagem e notícias, pode ser trazido ao nosso conhecimento através do envio de e-mail (contato) e o mesmo será ser removido imediatamente, após verificação do crédito. Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser propriedade de outras empresas.